Como nos tornamos Empreendedores Nômades

nomadismo

Como nos tornamos Empreendedores Nômades

Conheça um pouco da nossa história de como nos tornamos Empreendedores Nômades.

Você já parou para pensar em quantas oportunidades está perdendo por achar que fazer aquela sonhada viagem pelo mundo demanda muito dinheiro? 

Sim, de fato para viajar é preciso dinheiro, muito ou pouco, depende do seu estilo de viagem. 

Mas a questão é: o que você está fazendo para resolver isso?  

Como você está utilizando o seu tempo?

Talvez você esteja adiando seu sonho e trabalhando no seu emprego ou negócio para juntar a grana de que precisa, certo? Ótimo, isso é bom, contudo pode demorar bastante e o tempo é algo muito mais valioso que dinheiro. 

Afinal você não ganha TEMPO como salário, ninguém é mais rico ou mais pobre em tempo. As 24 horas que você tem por dia são as mesmas de qualquer outra pessoa, o que muda é o COMO você utiliza esse tempo. 

A boa notícia é que o dinheiro pode ser feito no caminho da sua viagem e talvez você possa desfrutar melhor do tempo, fazendo o que realmente quer. Acredite, é assim que vive um Empreendedor Nômade.

Eu nunca me canso de ver os pores do Sol pelo mundo. Lucca, Toscana, Itália

Saímos da Gaiola e entramos em outra

Viver viajando sempre foi a nossa prioridade. Hoje eu e o Caio somos um casal nômade que leva uma vida minimalista e já não somos mais tomados pelo medo da mudança. Na verdade, a busca pelo novo é o que nos move. 

Quando tomamos a decisão de nos mudar para fora do Brasil, sabíamos que teríamos diversos desafios pela frente. Porém, encaramos como uma forma de crescimento, algo que nos levaria mais próximos do sonho de viver viajando. 

Após 2 anos as nossas vidas em Londres não haviam mudado em nada, ainda éramos escravos da vida “normal”. 

Trabalhávamos durante horas em empregos que não nos satisfaziam. Pagávamos alto pelo aluguel de um quarto e as pessoas que moravam na mesma casa eram estranhos, estressados, sempre cansados do trabalho. 

Tínhamos uma folga por semana, e finalmente podíamos passear e relaxar um pouco. 

Porém, é claro, sem exageros, isso porque ainda precisávamos dividir o tempo entre supermercado, banco, lavar roupas, resolver problemas, etc. 

Contudo havia 1 semana de férias a cada 3 meses, com isso podíamos enfim viajar. 

Geralmente fazíamos uma viagem de 5 dias. Nos deslumbrávamos com o lugar, e quando as descobertas e experiências se tornavam cada vez mais interessantes, já era hora de voltar para a realidade. 

Então sempre ficava a sensação de que nossas vidas estavam cada vez mais vazias e sem graça. Precisávamos dar um jeito nisso.

Antes de nos tornarmos Empreendedores Nômades, nas férias fazíamos viagens curtas para lugares lindos, o problema era ter que voltar para a realidade depois.

A Busca pelo que faz sentido pra você.

Estávamos levando uma vida estável, no entanto, se existe algo que realmente nos incomoda é a estabilidade. 

O Caio foi o primeiro a pedir demissão no trabalho e buscar algo que fizesse mais sentido para ele. Dessa forma eu segurei as contas da casa, enquanto ele decidiu realizar seu sonho de criança e se tornar um mágico. 

Mas o fato de ele saber fazer alguns truques era insuficiente. Apesar de o Caio ter alguma familiaridade com as cartas, ele precisava de muito mais para poder fazer disso a sua fonte de renda. 

Naqueles meses, ele passava as madrugadas estudando e os dias treinando, sem folga, até que se tornou um BUSKER. 

Busker é a palavra, em inglês, usada para definir pessoas que fazem suas performances artísticas nas ruas ou locais públicos e, como resultado, recebem gorjetas ou pequenas doações das pessoas que estão assistindo.

Com certeza você já deve ter encontrado um músico nas ruas e jogado uma moeda como forma de agradecimento por ele deixar seu dia mais alegre. Não é mesmo?

Agora era minha vez…

Durante alguns meses, enquanto o Caio estudava e treinava diferentes truques de mágica incansavelmente, eu trabalhava em três empregos diferentes. 

Durante as manhãs, eu fazia limpeza de casas, logo em seguida corria para o restaurante onde trabalhava como garçonete e finalmente, nos meus dias de folga, vendia hambúrgueres na frente do estádio do Chelsea. 

Trabalhar muitas horas fazia total sentido para mim. Afinal eu tinha que pagar as contas da casa, mas o motivo principal era pelo fato de que eu sempre gostei muito de fotografia e queria comprar uma câmera. 

Em pouco tempo juntei o dinheiro que precisava e comprei a máquina, mas, em contrapartida, eu mal tinha tempo para usá-la, sendo assim, tive que tomar uma atitude. 

Primeiro deixei de trabalhar nas manhãs para estudar fotografia, em seguida, comecei a pesquisar cursos e workshops, no entanto não encontrei nenhum que eu pudesse pagar, eram muito caros, mas isso não me fez desistir, pelo contrário, me fez focar ainda mais, então resolvi estudar por conta própria, através do Youtube ou plataforma de cursos online grátis. 

Parceria fundamental

Com o Caio trabalhando como busker e conseguindo ajudar nas contas da casa eu deixei de vender hambúrgueres e passei a praticar fotografia nos meus dias de folga. 

Assim me inseri em grupos de passeios fotográficos amadores. As vezes fazia caminhadas solitárias para melhorar minhas habilidades como fotógrafa. Quando me dei conta, percebi que a câmera já não saía mais da minha mochila e eu via foto em tudo.

Eu posso dizer com toda a certeza que essa parceria foi fundamental para que continuássemos motivados, nos esforçando para nos tornarmos algo que ainda nem sabíamos, mas que descobriríamos em pouco tempo. 

Estávamos nos tornando o que viemos a chamar de Empreendedorismo Nômade. Sim, é isso mesmo, ser Empreendedor e Nômade ao mesmo tempo é possível. 

Confuso? Calma já vou explicar.

O Dinheiro está no Caminho

Não se tratava apenas de ter uma profissão, ser artista de rua ou ser fotógrafa, isso era uma consequência dos nossos esforços. O mais importante era ter ideias que pudessem nos ajudar a levar adiante o sonho de ir e não precisar voltar porque simplesmente o dinheiro acabou. 

Antes de mais nada precisávamos dar um jeito de fazer o dinheiro no caminho. 

Então abrimos a mente e percebemos que, as habilidades que já tínhamos, como saber fazer mágica, fotografia, ou vender brigadeiros, já nos tornava capazes de finalmente dar início a nossa vida Nômade.

Desde então aprendemos a enxergar Oportunidades e transformá-las em Negócio que pudéssemos monetizar enquanto viajávamos, isso nos permitia estar sempre em movimento. 

Conforme viajávamos íamos adquirindo novas habilidades e experiências, já não éramos mais apenas um mágico e uma fotógrafa, éramos Empreendedores Nômades.

Em cada lugar por onde passávamos encontrávamos uma forma de fazer a grana de que precisávamos para continuar a nossa viagem. 

Empreendedores Nômades
Caio já como um busker profissional e eu como fotografa trabalhando em um Festival em Zurich

Empreendedores E Nômades.

Porém ainda havia algo que não se encaixava com o estilo de vida que sonhávamos. 

A principio trabalhávamos por muitas horas e não nos sobrava tempo para viver as experiências da viagem. Não estávamos nos conectando com as pessoas e culturas com a intensidade que queríamos, buscávamos apenas por destinos com a finalidade de rentabilizar. 

A verdade era que estávamos focando no lugar errado, afinal o objetivo deveria ser viver viajando e aproveitar intensamente cada lugar. 

O dinheiro é o meio, não o fim. 

Conclusão, a partir daquele momento nos dedicamos a criar estratégias para que o trabalho, além de ser uma fonte de renda, possa ser uma forma de conexão com o lugar no qual estivermos. 

Isso trouxe leveza ao nosso estilo de vida e fez com que otimizássemos tempo. O que nos torna livres para viver as experiências que cada lugar por onde passamos tem a oferecer.

Estilo de vida Nômade.

Essa combinação entre trabalhar, viver viajando e se conectar com pessoas de toda parte do mundo, nos permite ter um estilo de vida Nômade e Empreendedor. Tudo o que fazemos é:

Enxergar Oportunidades e transformá-las em Negócio que possamos monetizar trabalhando poucas horas por dia para que sobre mais tempo para viver intensamente as experiências da viagem.

Tentador não é? Para te inspirar a iniciar sua vida Nômade, da uma olhada nesse vídeo super divertido em que o Caio conta sobre o que teve que passar para se tornar um Empreendedor Nômade.

Encontrar soluções simples como vender guarda-chuvas na saída de estação de metrô e criativas como vender brigadeiros em uma caixa de ferramentas são apenas algumas das muitas formas de monetização que já desempenhamos em diversas partes do mundo. 

 

Atitudes devem ser tomadas.

Empreendedorismo Nômade é a forma que encontramos de continuar na estrada por tempo indeterminado, nos preparamos para isso. Em momento algum as coisas “caíram do céu”. 

Sobretudo nós tivemos que tomar atitudes que talvez não tomaríamos se nos deixássemos levar pelo ego, ou pela comodidade daquela zona de conforto, que, apesar de não nos deixar satisfeitos, por algum tempo, nos deixou conformados. 

Queríamos viver viajando, mas não tínhamos dinheiro, então a princípio, vendemos o nosso tempo, mas isso não fazia de mim ou do Caio um verdadeiro Empreendedor Nômade. 

A melhor parte do Empreendedorismo Nômade não estava sendo vivida.

Mais tarde descobrimos que estávamos fazendo errado, e isso nos fez entender muitas coisas. 

Então mudamos a forma de pensar, a forma de agir, a forma de enxergar e inúmeras outras pequenas mudanças que tem moldado quem somos todos os dias durante nossa jornada.  

Se você sonha em viver viajando e ainda não está, eu te pergunto novamente: o que você está fazendo para resolver isso? 

Gosta do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

107 IDEIAS PARA GANHAR DINHEIRO VIAJANDO

LANÇAMENTO EM BREVE

Insira seu email abaixo e seja avisado quando o ebook for lançado